Pediatra sergipana recebe certificação internacional como consultora de aleitamento materno

Publiciado em 24/01/2022 as 11:59

Sergipe tem uma das únicas pediatras com certificação internacional de consultora em aleitamento materno. Izailza Matos já atua nessa frente há mais de 30 anos e foi certificada pela International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE).

 

Segundo ela, o seu objetivo como médica sempre foi estimular a amamentação. “Por isso, receber a certificação como consultora internacional da amamentação é um sentimento que mistura felicidade pela vitória de muitas horas de estudo, de muita responsabilidade para manter esse aprendizado diariamente e estar disponível para apoiar as famílias que queiram amamentar seus filhos”, disse.

 

Como consultora de lactação certificada pelo IBLCE o profissional pode fazer parte de equipes de saúde materno-infantil em postos, bancos e pontos de coleta de leite, maternidades e consultórios de amamentação, entre outras ações. “Também oferecem cuidados  especializados em amamentação, apoiam as famílias, os gestores e a sociedade para aumentar a prevalência do  aleitamento materno e consequentemente reduzir o adoecimento das crianças e a mortalidade infantil no nosso Estado”, explicou Izailza.

 

Além de médica pediatra, ela é professora no curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e atua em atividades acadêmicas que incentivam os futuros profissionais a atuarem no incentivo ao aleitamento materno.

 

Amamentação

De acordo com a especialista, os benefícios da amamentação para a criança são inúmeros. Durante os seis meses de vida do bebê é importante manter a amamentação exclusiva e até os dois anos ou mais, complementá-la com uma dieta saudável. Isso ajuda na prevenção de doenças ou até mesmo no óbito precoce.

 

“As pesquisas no mundo mostram que as crianças amamentadas morrem menos e adoecem menos quando comparadas às que usam fórmula infantil, independente de ser o país desenvolvido ou não. Crianças que mamam são mais inteligentes, amáveis, resilientes e suas mães apresentam menor incidência de doenças cardiovasculares, anemia pós-parto, depressão pós-parto, maior vínculo com o seu filho. Estimular a amamentação é realizar o sonho de um mundo melhor para todos”, afirmou a pediatra.

 

IBLCE

O IBLCE é a única referência internacional para certificar profissionais em lactação e cuidados com a amamentação. Ele promove o melhor padrão no manejo clínico da amamentação e  certifica pessoas no mundo que seguem esse modelo.

 

 

 

Da Assessoria