Como parte da programação do evento Connected Smart Cities, a secretária do Meio Ambiente de Aracaju, Emília Golzio participou do painel "Governo e Sustentabilidade" cujo foco era a apresentação de soluções inovadoras que promovem sustentabilidade urbana. Na ocasião, o projeto ‘ Aju é Mangue' foi um dos destaques do debate.
A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), utiliza tecnologia inédita de produção de mudas de mangue e já apresenta resultados positivos no reflorestamento, com uma taxa de sobrevivência de 94% no plantio experimental realizado no bairro Lamarão.
"Soluções inovadoras não dizem respeito apenas a tecnologia. Queremos recuperar, proteger e mitigar os efeitos das mudanças climáticas com soluções inovadoras baseadas na natureza, mas isso não significa que não estamos atentos às tendências em sustentabilidade. Um dos nossos grandes objetivos é colocar Aracaju no mercado de crédito de carbono", afirmou Emília Golzio.
Durante sua fala, Golzio também ressaltou que a experiência de Aracaju pode servir de modelo para outras cidades brasileiras que enfrentam desafios semelhantes. "Não estamos apenas produzindo as mudas, estamos também produzindo o primeiro protocolo municipal de produção de mudas de mangue que vai virar um estudo científico. Esse protocolo poderá ser replicado por outras cidades", explicou.
Também participaram do debate Oswaldo Sanchez, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, Agostinho de Rezende, CEO do Grupo DRZ e Glaucus Farinello da Secretaria de Meio Ambiente de Santos.
Fonte: GOV SE