Sergipe Notícias
Publicidade
Cotidiano

Aplicativo de Delivery inicia entregas por drones em Sergipe

Aracaju consolida-se como referência no uso de drones para delivery

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 02/10/2025 às 05:26
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Aplicativo de Delivery inicia entregas por drones em Sergipe

O iFood anunciou nesta quarta-feira (1º), a retomada e expansão do serviço de entregas por drones em Sergipe, em parceria com a Speedbird Aero, após conquistar uma autorização inédita da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Pela primeira vez no país, foi concedida permissão permanente para voos sobre áreas com circulação de pessoas, um marco para a mobilidade aérea no Brasil e na América Latina.

A operação, que começou como projeto-piloto em 2021, volta em nova fase com a adição de uma terceira aeronave, capaz de transportar até 5 kg, antes, o limite era de 3 kg. A ampliação permitirá até 280 pedidos por dia.

Rota e a logística
A rota parte do Shopping RioMar, em Aracaju, e cruza o rio Sergipe até Barra dos Coqueiros, conectando restaurantes a condomínios residenciais. O trajeto aéreo, de menos de quatro quilômetros, é percorrido em cerca de um minuto. No total, o consumidor recebe o pedido em até 30 minutos.

Por terra, o mesmo percurso levaria cerca de uma hora, devido ao trânsito intenso e à distância de 36 quilômetros de ida e volta. Com os drones, o tempo cai drasticamente e os entregadores ficam responsáveis apenas pela chamada “última milha”, ou seja, o trecho entre o pouso e a entrega final.

“O iFood é multimodal: combina bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e agora também drones para conectar um ecossistema complexo de entregas com precisão. O drone resolve trechos que não fariam sentido para o entregador, que continua alocado em rotas mais produtivas”, explicou o diretor de Logística do iFood, Rodolfo Klautau.

Tecnologia e inovação nacional
A nova aeronave, desenvolvida pela Speedbird Aero, é mais veloz, resistente a vento e chuva e permite o transporte de múltiplos pedidos. “Essa conquista demonstra que a inovação feita no Brasil tem maturidade para transformar realidades urbanas, encurtando distâncias e criando soluções logísticas sustentáveis”, destacou Manoel Coelho, CEO da Speedbird Aero.

A empresa é a única no país com dois modelos de drones certificados pela ANAC para operações BVLOS (além da linha de visada do operador), inclusive com permissão para voos noturnos.

O serviço funcionará sete dias por semana, durante 10 horas por dia. Inicialmente, atenderá restaurantes parceiros do Shopping RioMar, mas a previsão é de expansão gradual. Com a autorização inédita e a nova frota, Aracaju consolida-se como referência nacional no uso de drones para delivery, abrindo caminho para que a tecnologia seja replicada em outras regiões do país.

Repercussão em Aracaju
Para o secretário municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos, Fábio Uchoa, a iniciativa privada fortalece a política pública local. “Ainda não há parceria direta com o município, mas estamos abertos a ampliar estudos para instalação de outros droneports. A tecnologia trazida pelo iFood é um avanço que reforça o papel de Aracaju como cidade inteligente”, disse.

Segundo ele, já existem conversas em andamento com empresas interessadas em implantar pontos de pouso e decolagem em áreas estratégicas da capital. “Esse tipo de tecnologia não só melhora a logística de entregas, mas também abre portas para aplicações futuras em saúde, segurança e transporte de insumos. É um passo importante para aproximar Aracaju do conceito de cidade inteligente”, completou.

O diretor de comunicação do iFood, Rafael Corrêa, destacou a evolução da rota desde 2021. “Chegamos a um novo nível de maturidade. Temos uma aeronave mais robusta, com maior capacidade e segurança, e conquistamos a primeira autorização da ANAC para voos sobre áreas povoadas. Isso coloca Aracaju na fronteira da tecnologia de mobilidade urbana”, afirmou.

 

Fonte: Jornal da Cidade

Leia Também

Publicidade