Este mês Aracaju receberá, pela primeira vez, a Campus Party Weekend, um dos maiores eventos globais de tecnologia, inovação, ciência e empreendedorismo. A edição, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro no campus da Universidade Tiradentes (Unit/Farolândia), promete reunir milhares de pessoas, entre estudantes, pesquisadores, startups, criadores de conteúdo e profissionais do setor, em uma verdadeira imersão no tecnológica.
A Campus Party é reconhecida internacionalmente e já realizou mais de 70 edições em 30 países, consolidando-se como um dos maiores movimentos de fomento à cultura digital e ao conhecimento tecnológico do mundo. No Brasil, o evento se destaca por seu compromisso com a inclusão e a formação de jovens talentos por meio de iniciativas como o Programa Include, que oferece laboratórios tecnológicos a adolescentes de 12 a 20 anos em várias regiões do país.
A chegada da Campus Party à capital sergipana só foi possível graças à articulação da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde). Em parceria com o Governo do Estado, a gestão teve papel essencial na viabilização da estrutura, logística e suporte do evento, além de trabalhar para garantir que jovens e todos que tenham interesse em tecnologia participem ativamente da programação que reúne experiências tecnológicas e palestras abertas ao público.
O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, destacou a importância da formação de pessoas para o avanço tecnológico da cidade. “A gente fala muito de cidade inteligente, mas para termos cidades inteligentes, precisamos de pessoas inteligentes. É fundamental tratar bem a nossa população, nossos jovens, nossos alunos, porque são eles que trazem essa inteligência para o município. Não adianta trazer instrumentos tecnológicos se não trabalharmos as pessoas”.
“A Campus Party é o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, e oferece aos jovens oportunidades de empreender, descobrir soluções e criar produtos inovadores que beneficiem não só Aracaju, mas o mundo. Muitas soluções que hoje facilitam a vida das pessoas nasceram em eventos como esse, com impacto em áreas como saúde, educação e mobilidade urbana. Receber a Campus Party é abrir a mente dos nossos jovens, colocar Aracaju e Sergipe na rota da inovação e mostrar que uma cidade inteligente se constrói com cidadãos inteligentes”, ressaltou o secretário.
A expectativa é que o evento chegará para consolidar a capital sergipana como um novo polo de tecnologia e inovação do Nordeste. Toda a programação do evento é aberta ao público e oferece experiências, palestras e oficinas, possibilitando que estudantes, jovens e interessados conheçam de perto as tendências do universo digital. As inscrições para participação gratuita podem ser feitas pelo link .
Programação Palestras do palco principal
25/10
11:30 às 12:30 - Gustavo Guanabara
13:10 às 14:10 Deusa Cientista - Kananda
14:50 às 16:30 Adolescência Digital entre Telas e Algoritmos: Como Proteger os Mais Jovens em um Mundo Digital /Jéssica Senra, Débora Garofalo, João Victor Archegas, Gustavo Guanabara
17:10 às 18:10 O Desafio de Ensinar às Gerações que vão Gerir Cidades mais Inteligentes e como a IA Pode Ajudar Nesse Processo /Ivys Urquiza
18:50 às 19:50 Educação 5.0 desenvolvendo habilidades socioemocionais e digitais e estratégias para práticas inovadoras -Débora Garofalo
20:00 às 21:00 Gabriel Pato
26/10
11:00 às 12:00 O Futuro é A-gente - Professor Sandeco Macedo
12:40 às 13:40 Felipe Tito
14:20 às 16:00 Agentes de IA e Gêmeos Digitais: O futuro da Inteligência Artificial em diferentes setores /João Victor Archegas, Gerson Hiroshi Yoshinari Jr, Sandeco Macedo
16:40 às 17:20 Bruno Oliveira
18:00 às 19:00 O Jogo da Criação: Como Conteúdo Vira Negócio e Inspiração /Dani Molo
Fonte:PMA