O novo calendário de proibição da captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do caranguejo-uçá para 2026 já está definido. Em Sergipe, o segundo período do chamado Defeso será da próxima segunda-feira (19) a 24 deste mês, quando ocorre a lua nova. O primeiro período de proibição à captura ocorreu entre os últimos dias 4 e 9 (lua cheia). O caranguejo-uçá é uma espécie fundamental para a vida no manguezal e tem grande importância socioeconômica.
O Defeso objetiva preservar a espécie, que se encontra em fase reprodutiva. Regulamentado pela Instrução Normativa Interministerial nº 9, o defeso proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do crustáceo entre a lua cheia e a lua nova. Nesta época, os caranguejos saem das tocas para liberar os ovos no manguezal. A este período é dado o nome de “andada”.
É durante a andada, também conhecida como fase “de leite”, que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. De acordo com o Mapa, “as pessoas físicas ou jurídicas que atuam na manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização da espécie nesses estados poderão realizar essas atividades durante a andada, desde que forneçam, até o último dia útil que antecede cada período, a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes”.
Fonte: Destaque Notícias




