O aprofundamento de pesquisas para a otimização da produção de petróleo, gás e combustíveis levou um professor da Universidade Tiradentes (Unit) a iniciar um pós-doutorado em uma das mais antigas e tradicionais instituições de ensino da Europa: a Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. Gustavo Rodrigues Borges, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP/Unit), está desde o início deste mês de setembro na histórica cidade portuguesa, onde ficará por um ano em estudos e atividades junto aos departamentos de Química e de Engenharia Química da instituição.
Os estudos a serem desenvolvidos durante o pós-doutoramento vão seguir dois grandes temas de interesse: os mecanismos de estabilização de emulsões e a aplicação da Inteligência Artificial na modelagem de sistemas pressurizados, a partir de dados experimentais. De acordo com Gustavo, que também é pesquisador no Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (Nuesc), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), essas linhas de pesquisa estão em consonância com os projetos que o PEP e o Nuesc desenvolvem, na linha principal de petróleo, gás e energia. “Isso acaba tendo relação também com outros grupos que estão trabalhando nessas áreas. As atividades aqui serão complementares e trarão novas perspectivas para os projetos que a gente já desenvolve na Unit”, explica.
A oportunidade de fazer o pós-doutorado surgiu a partir de uma parceria já existente entre a Unit e a UC, que é considerada uma referência internacional em estudos sobre sistemas emulsionados (utilizados na indústria para o processamento de líquidos que não se misturam, como água e óleo), contando para isso com uma estrutura laboratorial de ponta. Esta parceria começou em 2022 e permitiu que pelo menos três alunos do PEP/Unit fossem fazer doutorado-sanduíche em Coimbra, desenvolvendo pesquisas em conjunto com os professores-orientadores Artur Monteiro Valente (Química) e Luisa Rocha Durães (Engenharia Química).
“Esta já é uma parceria que tem se estabelecido há algum tempo, e tem gerado bons frutos. Os alunos estão conseguindo ter uma contribuição bastante interessante nas suas teses com essa parceria, e agora a gente só está consolidando essa junção das duas instituições, com o desenvolvimento do meu pós-doutorado. A ideia é que a gente consolide de fato essa parceria e que ela venha a ser duradoura”, diz Gustavo, considerando que este contato mais aprofundado abre possibilidades de parcerias entre grupos de pesquisa e alunos de doutorado das duas instituições, além de proporcionar o aprendizado prático de novas técnicas analíticas, equipamentos e ferramentas.
“Essa possibilidade de estar aqui dentro, tanto do Departamento de Química quanto do de Engenharia Química, nos proporcionará essa vivência, esse contato com os técnicos, com os outros professores, os outros pesquisadores que trabalham com ferramentas e equipamentos diferentes do que a gente tem no Brasil. Embora alguns também sejam semelhantes ou parecidos, mas tem muita coisa nova para a gente aprender por aqui”, completa o professor.
Criada em 1290 por um decreto do então rei Diniz I, a Com exatos 735 anos de história, a Universidade de Coimbra é a primeira e mais antiga instituição de ensino superior de Portugal, tendo formado inúmeras personalidades políticas, científicas e culturais que fizeram história em Portugal, no Brasil e nos países lusófonos. Em 2013, foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Hoje, é uma das universidades mais conceituadas da Europa, com quatro campi, 417 cursos e mais de 29,5 mil estudantes.
Impactos
O principal impacto das pesquisas realizadas pelo professor da Unit em Portugal se dará na otimização de todo o processo de produção, exploração e processamento de petróleo, gás e combustíveis, bem como em um entendimento mais completo de seus fenômenos químicos e físicos. E essa otimização busca principalmente reduzir os impactos ambientais causados pela atividade.
“Quanto mais a gente conhecer e entender o que acontece nesses processos, melhor a gente consegue controlá-los e manipulá-los, a fim de buscar uma otimização no processo, principalmente na parte de emulsões. Quando a gente otimiza um processo a gente consegue ter esse ganho ambiental também. Tudo isso é muito importante, tanto para as empresas que produzem esses fluidos quanto para a sociedade de maneira geral, que vai utilizar todos os produtos oriundos dessa matriz tão importante para o mundo”, define Borges.
O pesquisador está desde 2009 na Unit, onde fez o mestrado e o doutorado no PEP, e acabou admitido como professor-doutor em 2014. Para ele, o pós-doutorado também representa para Gustavo uma nova fase em sua carreira acadêmica, que começou em 2002, no curso de graduação em Engenharia de Alimentos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Erechim (RS). “Acho que isso vai trazer grandes benefícios não só pessoais, mas também para o programa de poder ter essa experiência, ter esses novos contatos. Certamente surgirão novas oportunidades de colaboração, que a gente espera trazer muitos bons frutos para todos”, acredita.
O professor Gustavo também destaca a iniciativa da Unit em apoiar e viabilizar os períodos de pós-doutorado no exterior para os professores de seus cinco programas de pós-graduação stricto sensu. “Sem esse apoio, essa visão estratégica da Unit, certamente isso não seria possível. Ela tem esse papel fundamental em proporcionar esse período de pós-doutoramento para seus discentes, que já trouxe vários frutos e várias parcerias para o PEP e os demais programas também. Muitos professores puderam também ter essa experiência, graças a essa iniciativa. Então, a Unit tem um papel fundamental nesse processo todo”, concluiu.
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit