A Universidade Tiradentes (Unit) vem se consolidando no cenário nordestino e brasileiro como uma das instituições de ensino que mais se dedicam à internacionalização de seus cursos e de todo o seu ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Uma amostra disso está em seus programas de intercâmbio, que são viabilizados a partir de um amplo leque de parcerias firmadas entre a instituição sergipana e outras 63 universidades e centros de pesquisa do exterior.
Destas instituições, 18 são de Portugal, 13 da Espanha, 8 do México e outras 24 se espalham por outros 14 países: África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Hungria, Itália, Letônia, Moçambique, Peru e Uruguai. Entre as principais e mais renomadas, estão a Universidade de Coimbra (Portugal), a Universidad de Valladolid (Espanha), a Riga Technical University (Letônia), a Myongji University (Coréia do Sul) e a Universidad de Boyacá (Colômbia). Em 2025, seis novas universidades entraram na lista de parceiros, e um sétimo acordo de parceria está em tramitação, com perspectiva de ampliação para 2026.
Os resultados desta parceria se destacam no número de estudantes enviados ao exterior, pela Unit, através da sua Gerência de Relações Internacionais (GRI). Desde 2009, quando ela foi criada, 879 alunos do Grupo Tiradentes foram enviados em intercâmbio para o exterior, sendo 685 alunos da Unit em Sergipe. Por outro lado, a Unit recebeu em seu campus 109 alunos de outros países em mobilidade acadêmica e outros programas de intercâmbio. Somente em 2025, 75 estudantes foram enviados para mobilidade no exterior, ao tempo que outros 19 alunos estrangeiros foram recebidos aqui.
Este desempenho se refletiu nos rankings em que a Unit foi citada. Em um deles, o THE Latin America University Rankings 2026, a instituição sergipana se destacou no critério Perspectiva Internacional, que mede a quantidade de publicações de artigos publicados em revistas estrangeiras, bem como a constância de alunos enviados ou recebidos na instituição para ações de intercâmbio. Neste quesito, a Unit foi a quinta mais bem colocada entre as universidades do Brasil, sendo superada apenas pela Universidade de São Paulo (USP), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), pela Universidade Federal do ABC (UFABC/SP) e pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid/SP).
“Esses números mostram que a Unit possui, ao mesmo tempo, uma rede de parcerias internacionais funcional, que promove oportunidades sólidas para nossos alunos adquirirem experiências de qualidade a nível internacional, e uma estrutura para receber alunos de várias nacionalidades e especialidades no campus”, destaca a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro.
Os programas de intercâmbio
Atualmente, a Unit mantém quatro programas de mobilidade acadêmica que enviam estudantes para o exterior. O principal deles é o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), no qual os alunos dos cursos de graduação presencial podem realizar de seis meses a um ano de seus estudos em uma universidade parceira no exterior, com possibilidade de equivalência de créditos na Unit.
Outro programa, para alunos de Direito e Arquitetura, é o Laboratório Social, em parceria com as universidades espanholas de Valladolid (UVa) e de Deusto (UD). Ele permite a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em parceria com professores estrangeiros, permitindo que, ao longo do último ano de curso, os estudantes passem duas semanas na Espanha complementando as atividades de pesquisa. E os alunos do internato de Medicina 9° ao 12° período podem participar do Clerkship for Medical Students, em conjunto com o Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston (Estados Unidos); ou do Programa de Internato Opcional na Universidade do Porto (U.Porto), em Portugal.
A Unit promove outras iniciativas de internacionalização para envolver estudantes, professores e colaboradores. Na principal delas, o Programa Buddy, alunos da Unit são selecionados para acompanhar os estudantes internacionais que vêm estudar um semestre na Unit, ficando responsáveis por ajudar a integrá-los na universidade e na comunidade acadêmica local, incluindo na resolução de problemas burocráticos.
Já o Curso Internacional em Saúde, em parceria com o CHA, é ofertado anualmente na modalidade online para alunos da área da Saúde que desejam ter uma experiência internacional sem sair de casa. A cada ano, um tema diferente e atual é abordado ao longo de 8 encontros (total de 1 mês), com palestras ministradas por profissionais do CHA. A Unit teve ainda professores selecionados nas duas edições do UPAEP Global Summer, destinado a professores de todo o mundo que desejam passar os meses de junho e julho lecionando na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), no México, E também teve docentes inscritos para a edição 2026.
Novidades para 2026
Os principais programas de mobilidade acadêmica da Unit vão abrir seus editais de seleção interna para 2026, entre janeiro e março. Eles vão incluir uma nova oferta de internato em Psicologia no Cambridge Health Alliance, em Boston, cujo edital será disponibilizado em meados de março. Haverá ainda o lançamento do Unit Lectures, ciclo de palestras com professores locais abordando temas globais atuais e de alta relevância social, mas em inglês ou espanhol. Ele será destinado a alunos da Unit, do Grupo Tiradentes e de universidades parceiras, em modalidade presencial com link de transmissão online. A previsão é de que o ciclo comece em maio.
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit




