Sergipe Notícias
Publicidade
Educação

Avaliação CAPES: Unit é a única de Sergipe a deter nível de Excelência Internacional nas Engenharias

Dos quatro Programas de Pós-graduação Stricto sensu próprios, dois alcançaram conceito de excelência internacional (notas 6 e 7) e outros dois confirmaram bom desempenho e consolidação com a nota 4.

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 20/01/2026 às 08:27
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Avaliação CAPES: Unit é a única de Sergipe a deter nível de Excelência Internacional nas Engenharias

O órgão vinculado ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação de mestrados e doutorados em todo o País divulgou, na última segunda-feira, 12, o resultado da avaliação quadrienal, referente ao período de 2021 a 2024. A Universidade Tiradentes (Unit) é a única instituição de Sergipe a deter o nível de Excelência Internacional na área das Engenharias. 

 

De acordo com o relatório da avaliação da área interdisciplinar, quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de 2025, dos quatro Programas de Pós-graduação Stricto sensu próprios da Unit, o de Engenharia de Processos conquistou o conceito máximo, nota 7 e o de Biociências e Saúde, recebeu o conceito 6, ambos significam excelência internacional. Os outros dois, Direitos Humanos e Educação obtiveram conceito 4, o que representa desempenho muito bom e consolidação.

 

Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Unit, professora Patrícia Severino, os indicadores mantêm a excelência do Stricto sensu da Instituição. “Ter um Programa com conceito 7 significa máxima qualidade e isso interfere diretamente no aumento do IGC institucional. Isto é, Programas do Stricto sensu da universidade serem bem avaliados pela Capes significa que a Instituição de Ensino Superior apresenta alta qualidade acadêmica, especialmente no mestrado e doutorado”, explica. 

 

O diretor acadêmico e coordenador do Stricto sensu da Unit, Prof. Dr. Marcos Wandir Lobão recebeu os resultados com muito entusiasmo e alegria. “Principalmente com o PEP que é o primeiro Programa conceito 7 da Instituição e é um dos dois cursos do Estado que alcançou esse conceito. Confirmamos a nota 6 no novo Programa PBS, um programa de excelência e chegamos muito perto do 7, devido à alta produção científica, internacionalização e relação com a sociedade. Em Educação, tivemos uma redução de conceito e estamos analisando a possibilidade de recurso. E o de Direitos Humanos, obtivemos conceito 4 bem consolidado e esperamos o conceito 5 no próximo ciclo avaliativo. No programa de rede, Renorbio, também mantivemos conceito 6, motivo de muito orgulho para a Instituição, demonstrando que a Unit tem programas maduros”, considera o professor Wandir.

 

Diante dos excelentes resultados, a Unit passará a ser observada com “outros olhos” no meio acadêmico, aliás, passará a ser valorizada e observada com a devida importância e deferência. “Passaremos a ser percebidos de forma diferente, pois as pessoas vão procurar saber o que temos de diferencial, como estamos formando nossos alunos, quais são as parcerias que estão aqui, quais são os processos de internacionalização que nós temos, quais laboratórios, o que fazemos, o que produzimos. Então agora passamos a ser uma vitrine. Deve-se ampliar bem as parcerias entre as universidades e mais espaço para colocar nossos alunos em mobilidade - tanto nacional quanto internacional. Do ponto de vista de parcerias, essas empresas conhecem o parâmetro de qualidade acadêmica da Capes. Agora, a partir desse conjunto de conceitos que ficou muito bom, pretendemos ampliar as parcerias e eu diria que o tripé disso é aumentar o número de alunos nos mestrados e doutorados. É fundamental que a sociedade conheça e venham pessoas imbuídas em ter uma ótima formação nos nossos PPGs e Pesquisa”, complementa o diretor acadêmico da Unit, Prof. Dr. Marcos Wandir Lobão.

 

Além dos quatro Programas de Pós-graduação Stricto sensu próprios, a Unit também faz parte do doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia – Renorbio –, avaliado com nota 6 pela Capes.

 

Programas de excelência internacional

As notas 6 e 7 representam o mais alto nível de qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e são atribuídas apenas a programas que demonstram desempenho acadêmico e institucional de excelência. O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos (PEP) conquistou conceito máximo. “Deve-se ao trabalho dos professores e dos alunos, à qualidade das pesquisas, da ciência que fazemos, à elevada produção científica e tecnológica, à inserção social e também no sentido de pesquisas com empresas, por exemplo, visando resolver problemas da sociedade. Outro fator importante é a representatividade dos docentes do Programa em conselhos, na internacionalização e como bolsistas de produtividade”, pondera o professor Giancarlo.

 

Confirmar a nota 6 no Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde (PBS) da Unit - que unificou os antigos Programas de Biotecnologia Industrial e o de Saúde e Ambiente - é o resultado da dedicação e compromisso dos docentes e discentes com a produção de conhecimento de excelência, ao desenvolverem pesquisas de alta qualidade e impacto, com inovação tecnológica e inserção social. 

 

De acordo com o relatório da avaliação da área interdisciplinar, quadrienal da Capes de 2025, dos 274 PPG Acadêmicos da área, no Brasil, foram atribuídas nota 6 para 24 PPG (8,76%). “E nós estamos entre estes programas. No padrão de excelência internacional, o PBS é um dos quatro programas interdisciplinares (1,1 %) notas 6 e 7 no nordeste brasileiro e o único no estado de Sergipe”, conclui a coordenadora do PBS, Profª Drª Maria Nogueira. 

Maria Nogueira.

 

O Programa de Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), conceito 6 foi mantido. “A Renorbio envolve outras IES e já era esperado que mantivéssemos a excelência da qualidade com o conceito 6 deste que é o programa que mais forma doutores em Biotecnologia no País. Ficamos felizes em ter mantido o conceito, embora tenha tido a pandemia que desarticulou, porque um programa em Rede precisa de articulação, movimento de aluno e de professor e com a pandemia esse movimento foi quebrado. Mas mantivemos todas as condições de ter um programa nível internacional, com muita publicação, geração de conhecimento,”, demonstra a Profª Drª Juliana Cordeiro Cardoso. 

 

Bom desempenho e consolidação

 

Os resultados dos Programas Stricto sensu em Direitos Humanos e Educação da Universidade Tiradentes, ambos com nota 4, também são motivo de comemoração. O Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGD), com 13 anos e doutorado iniciado em 2021, foi elogiado por sua produção, estrutura e impacto. Apesar de estar em consolidação na avaliação anterior, demonstrou amadurecimento e melhorias, consolidando a nota 4 e visando a nota 5. 

 

“O relatório de avaliação foi muito positivo nos três critérios do programa. Estamos trabalhando para ter o conceito 5 desde a quadrienal passada (2021-2024) e isso se fortalece nesta avaliação, já que se constitui num processo contínuo de melhoramentos e novos projeto em andamento e previstos”, explica a coordenadora do PPGD, Profª Drª Grasielle Borges, otimista quanto ao futuro do Programa. “Estamos fazendo articulações internacionais importantes, continuamos com o único doutorado em Direito do estado de Sergipe, já com turma formada, e em 2026, formaremos mais doutores. A perspectiva também é desenvolver vários projetos na Clínica de Direitos Humanos, o maior programa de extensão do programa de direito, intensificando a articulação com o poder público, com as instituições e com a sociedade”, conclui Borges.

 

Já o Programa de Pós-graduação em Educação (PPED), avaliado na última quadrienal com conceito 5, acabou descendo para nota 4, ainda considerado com bom desempenho e em consolidação. O docente do PPED, Prof. Dr. Ronaldo Linhares, que esteve à frente da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa nos anos finais da avaliação, acredita que o resultado cabe recurso.

 

 “Sabemos que algumas das observações levantadas na avaliação foram pertinentes mas que elas não impactam na qualidade, pois não estão relacionadas nem à produção acadêmica e empenho dos professores e alunos, nem à estrutura e à distribuição das linhas de pesquisa; estão relacionadas a questões técnicas de divulgação interna e externa, por exemplo. Então, por isso, vamos entrar com recurso, tomando as providências cabíveis para fortalecer esse processo e, quem sabe, a gente retome o conceito 5 da avaliação anterior, pois entendemos que estamos no caminho certo, embora sejamos um Programa jovem de 15 anos, entrando praticamente na quarta avaliação”, diz Linhares.

 

Com informações do INPI

Leia Também

Publicidade