Com o encerramento da campanha de matrículas da rede pública estadual de ensino de Sergipe, esta segunda-feira, 19, marca o último dia para que pais, responsáveis e estudantes garantam a vaga para o ano letivo de 2026. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) reforça que, após a inscrição no portal, é fundamental comparecer à escola escolhida para a entrega da documentação exigida, conforme o prazo informado no comprovante de matrícula online.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Matrículas da Seed, Jaqueline Andrade, o comparecimento presencial é uma etapa indispensável para a efetivação da matrícula. “A inscrição no sistema é apenas a primeira fase. Para concluir o processo, é necessário apresentar os documentos na escola dentro do prazo de cinco dias úteis. Este cuidado evita a perda da vaga”, explica.
A coordenadora também destaca que, embora a campanha de matrículas esteja sendo finalizada hoje, o Portal da Matrícula permanece ativo durante todo o ano. “O sistema continua disponível para solicitações de transferência e novos ingressos. A lista de espera estará disponível no Portal da Matrícula, 15 dias após o início das aulas”, pontua.
A facilidade do processo tem sido reconhecida pelas famílias. A faxineira Elaine Batista, moradora de Nossa Senhora do Socorro, mãe de um aluno do Ensino Fundamental e outro do Ensino Médio, afirma que conseguiu realizar a matrícula dos filhos de forma rápida. “Fiz a renovação da matrícula do meu filho mais velho no Colégio Estadual Alfredo Montes e solicitei o ingresso do meu filho mais novo no Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Dr. José Freire da Costa Pinto. Fiz tudo pelo portal, de maneira simples e, depois, só precisei levar os documentos na escola em datas diferentes. Foi bem prático e economizou tempo”, relata.
A Seed orienta que os responsáveis que ainda não compareceram às unidades escolares procurem a escola indicada na matrícula o quanto antes, munidos da documentação necessária, para assegurar a vaga. Informações adicionais podem ser consultadas nas próprias escolas da rede pública estadual de ensino.
Fonte: GOV SE




