Foi oficializado nesta segunda-feira, 9, o convênio de viabilização do Tiradentes TechPark (TTP), parque tecnológico criado a partir da parceria entre a Universidade Tiradentes (Unit), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), o Tiradentes Innovation Center (TIC), a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SE). As instituições firmaram parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O documento foi assinado em uma solenidade no Campus Farolândia da Unit, que contou com a presença do presidente da Finep, Luiz Antônio Elias.
Pelo convênio, a Finep vai financiar o projeto de implantação e manutenção do TTP, que foi aprovado em uma chamada pública para incentivar a criação e/ou consolidação de parques tecnológicos e ecossistemas de inovação nos estados brasileiros, como parte de um plano estratégico do governo federal para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. O novo parque terá um financiamento de R$12.075.486,99 em recursos não-reembolsáveis, com prazo de execução de cinco anos; e atuará nas áreas estratégicas de Energia (transição energética e descarbonização); Biotecnologia (saúde, bem-estar e agropecuária); Tecnologias da Informação e Comunicação (indústria 4.0); e Tecnologias da Educação (soluções para o ensino do futuro).
Antônio Elias destacou a relação de 25 anos de parcerias entre a Finep e a Unit, em outras pesquisas e iniciativas conjuntas. “É uma demonstração clara e objetiva de que quem aposta no conhecimento, na pesquisa e nos resultados efetivos para a sociedade, como essa universidade aposta, colhe os frutos no final. Por isso é muito importante estar, firmando inclusive o convênio do Parque Tecnológico e fazendo uma visita integrada a todas as instalações dessa belíssima universidade, olhando o futuro desse estado muito importante para o Nordeste brasileiro”, disse o presidente.
O vice-reitor da Unit e diretor-executivo do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, ressaltou que a expertise da instituição na formação de mão-de-obra qualificada e no incentivo à inovação e ao empreendedorismo científico será potencializada com o aumento do interesse de empresas dispostas em formar parcerias e instalar suas sedes e unidades no novo parque. “O objetivo maior é o desenvolvimento da ciência, tecnologia e da pesquisa, mas a gente quer também a empregabilidade. Imagine uma universidade do porte da Unit, tendo o nosso aluno aqui, se tornando relevante para ele e trazendo empresas de fora para que gere esse relacionamento dele com o setor produtivo e ele possa ainda no curso, por exemplo, fazer um estágio. As empresas vão estar dentro do parque tecnológico, o que para nós é muito importante”, afirmou Uchôa Júnior.
A assinatura do convênio foi saudada pelo vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral. “Onde há tecnologia e aqueles que estão aptos a desenvolver projetos inovadores, também existe a possibilidade de crescimento e desenvolvimento. É oportunidade para a juventude sergipana, para os trabalhadores a ingressarem nesse nesse campo de trabalho que está surgindo a cada dia e que é demandado a cada momento no Brasil e no mundo. O nosso povo é bom e trabalhador, e o que a gente busca também é qualificá-los, para que as empresas, ao chegarem em Sergipe, encontrem aqui um substrato, opções e um capital de trabalho gerado a partir da formação técnica”, considerou.
Parceiros importantes
O Tiradentes TechPark terá a sua governança compartilhada pelas cinco instituições parceiras. A Desenvolve-SE, vinculada ao Governo de Sergipe; e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-SE), ligado à Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), participam do gerenciamento e da construção de oportunidades no âmbito do TTP, alinhando suas ações e estratégias com as metas, demandas e planejamentos definidos respectivamente pelo Estado e pelo setor industrial privado. Ao lado delas, atuarão o ITP, com suas patentes depositadas em diversas áreas, o Tiradentes Innovation Center, com seus programas de incubação e aceleração, mentorias e eventos, além de parcerias com grandes empresas de tecnologia, e a Unit, com a formação de profissionais qualificados nos segmentos envolvidos.
O presidente do Tiradentes TechPark, Denisson Salustiano,explicou que as instituições têm cinco anos para executar a implantação do parque, que irá funcionar no Bloco B do Campus Farolândia da Unit. “É a fase inicial, onde vamos estruturar tudo o que é necessário. Vamos potencializar, iniciar os programas, voltados para quatro áreas de potencial econômico do Estado, aliados ao potencial que nós temos aqui de capital humano e tecnologia do Ecossistema Tiradentes. Teremos aqui tanto o potencial de atração de investimento, que é uma expertise nossa, quanto a infraestrutura capaz de fazer com que as empresas âncora, grandes corporações já bem consolidadas no mercado, elas possam demandar soluções, demandar produtos e serviços das empresas nascentes que são daqui, do nosso próprio ecossistema ou que possam vir para cá para interagir com essas empresas”, detalhou.
A atuação destes parceiros já começa a resultar na apresentação de suas primeiras metas e projeções. “Temos uma meta em cinco anos para pré-incubar 200 startups, incubar 100 startups e acelerar 50 startups. Isso significa tecnologia disponível e mão de obra qualificada para o sergipano, geração de emprego e principalmente prosperidade. A tecnologia, sem dúvida alguma, é a revolução do século XXI. Quem não pegar esse bonde, vai ficar para trás, e com a Tiradentes Tech Park, Sergipe se coloca na dianteira do que há de melhor no Brasil para captar investimentos, qualificar mão de obras e gerar empregos na tecnologia em todo o Brasil”, assegura o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade.
“Esse parque é um ambiente muito importante para a gente fortalecer ainda mais o nosso ecossistema de inovação. O nosso papel, enquanto Federação das Indústrias, é justamente estimular a inovação na nossas empresas, e aqui a gente vai ter um ambiente propício para esse diálogo, onde a gente vai identificar quais são os desafios, as oportunidades que o setor empresarial tem para inovar, e dentro desse ambiente poder discutir essas soluções, essas inovações e fazer com que a gente tenha um desenvolvimento ainda mais forte e acelerado da economia do nosso estado, gerando mais emprego e renda para nossa população”, frisa o superintendente do IEL/SE, Rodrigo Rocha.
Visita às obras
O presidente da Finep, Antônio Elias e a chefe de gabinete da Presidência da Finep, Fernanda Stiebler, além das outras autoridades, visitaram o Campus Farolândia e foram recebidos pelo reitor e fundador da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça; e pelos integrantes do Conselho de Administração, além de diretores, pró-reitores, pesquisadores e professores da Unit e das outras instituições mantidas pelo Grupo.
Após a assinatura oficial do convênio, a comitiva liderada pelo vice-reitor Uchôa Júnior acompanhou o presidente da Finep em uma visita guiada às obras de reforma do Bloco B do Campus Farolândia, onde será implantado o Tiradentes TechPark. A previsão é de que o prédio seja inaugurado até o final deste ano de 2026. A visita se estendeu ainda por outras dependências do Campus, como o Complexo de Especialidades em Saúde Amélia Uchôa, os laboratórios do ITP e o Tiradentes Innovation Center, onde Antônio Elias encerrou a agenda com uma palestra para professores e pesquisadores da Unit e do ITP.
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit




