Visita de Comitiva da CBF a Sergipe faz de Aracaju a capital do futebol
CBF prepara inauguração em Sergipe do primeiro Centro de Desenvolvimento do Nordeste e celebra a homenagem a Samir Xaud como Cidadão Aracajuano

A véspera da inauguração de um Centro de Desenvolvimento (CD) transforma o local que vai receber o equipamento em um grande encontro nacional do futebol. Em Sergipe não foi diferente: Aracaju e a vizinha Barra dos Coqueiros, onde o CD vai funcionar, celebraram a visita do presidente Samir Xaud conferindo-lhe o título de Cidadão Aracajuano e festejando o apoio da CBF ao futebol do estado e do Nordeste.
O Centro de Desenvolvimento do Futebol de Sergipe, instalado no município de Barra dos Coqueiros, vizinho à capital Aracaju, é o quinto equipamento da série de Legados da Copa de 2014 entregues na gestão de Samir Xaud como presidente da CBF – e o primeiro do Nordeste, cumprindo a promessa de uma atenção especial ao futebol de longe dos grandes centros.
Uma das agendas do presidente da CBF na capital sergipana foi solene: Xaud foi agraciado com o título de Cidadão Aracajuano pela Câmara dos Vereadores do município, iniciativa de Miltinho Dantas, presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), e vereador da capital sergipana.
“A experiência em Aracaju tem sido muito positiva. É um estado que ainda não conhecia, e chegar aqui, ser bem recebido com essa homenagem, com o título de Cidadão Aracajuano, por tudo que nós estamos fazendo aqui pelo estado em relação ao futebol brasileiro é gratificante. Vou ter que voltar mais vezes”, disse Xaud.
A visita do presidente da CBF ao Estado foi celebrada pelo presidente da FSF. Ele destacou que a gestão de Xaud abriu as portas da entidade aos clubes do Nordeste e projeta o desenvolvimento do futebol no Estado a partir da inauguração do CD.
“Hoje nós temos o prazer e o orgulho de receber o presidente Samir Xaud, os colegas presidentes de federações, a direção da CBF, para esse dia histórico. Vamos receber oficialmente da CBF o Centro de Desenvolvimento do Futebol, onde iremos realizar projetos que tínhamos intenção de implementar aqui no Estado e não tínhamos condições pela falta do espaço para desenvolvê-los”, disse.
Prestigiaram a solenidade os presidentes das federações de Alagoas (Felipe Feijó), Amapá (Netto Góes), Bahia (Ricardo Lima), Goiás (Ronei Freitas e o diretor executivo André Pitta), Paraíba (Michelle Ramalho), Piauí (Robert Brown), Rio de Janeiro (secretário geral Leo Ferraz) e Rio Grande do Norte (José Felipe), além do vice-presidente da CBF, Gustavo Dias, a diretora de Infraestrutura e Patrimônio Catherine Veloso, o diretor de Desenvolvimento e Projetos Matheus Senna, o Diretor de Relações Internacionais Roberto Oliveira, e o representante da FIFA Rafael Arias.
Em seu discurso, Dantas frisou que a vinda desta comitiva da CBF ao estado transformava Aracaju na capital do futebol durante quinta e sexta-feira. Suas palavras se comprovaram logo depois, quando a comitiva visitou o estádio Lourival Baptista, na prévia da partida entre Sergipe e Lagarto, válida pela Copa Lotese.
Em pleno gramado do Batistão, os tetracampeões Bebeto e Branco, convidados de honra para a inauguração do CD, conversavam com Agnaldo Liz, ex-jogador e atual técnico do Lagarto, em um encontro inesperado em pleno campo de jogo. “Joguei com o Branco no Flamengo e no Grêmio, e com o Bebeto no Flamengo. Eu falei com o Branco quando a Seleção (Sub-17) estava em Santa Catarina, e disse a ele que estaria aqui. Marcamos de nos encontrar, só não sabia que seria em campo mesmo”, disse Agnaldo.
Ensaio
A manhã em Barra dos Coqueiros foi de ensaio para a inauguração do Centro de Desenvolvimento. Inclusive para os cerca de 40 voluntários que participarão da cerimônia e farão a coordenação de 120 crianças de escolinhas e projetos sociais locais inscritas no tradicional Festival de Futebol que estreia o campo do CD.
Para o voluntário José Clayson, professor de educação física, a perspectiva que o CD traz é única para a região. “O que eu vejo é a necessidade de um espaço assim como esse para a iniciação esportiva, um trabalho que é muito importante na base, que é o que eu vejo como uma deficiência aqui no estado. Então chega em muito boa hora”, disse.
Venda de ingressos para confronto entre Confiança e Bahia está disponível
Partida decisiva pela Copa do Nordeste acontece na próxima quarta-feira (3), às 21h30, na Arena Batistão