Sergipe Notícias
Publicidade
Política

Gustinho Ribeiro vota pela abertura de processo contra André Janones no Conselho de Ética da Câmara

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 05/12/2025 às 18:05
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Gustinho Ribeiro vota pela abertura de processo contra André Janones no Conselho de Ética da Câmara

 

O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) se posicionou, nesta quarta-feira (3), favorável à abertura de investigação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Ribeiro foi relator do caso e votou pelo prosseguimento das investigações no colegiado; no entanto, desconsiderou a possibilidade de suspensão do mandato de Janones, alegando que o deputado já havia cumprido a pena de três meses de suspensão.

“O trabalho desenvolvido ao longo desse período foi pautado pelo respeito ao devido processo legal, pelo diálogo e, sobretudo, pelo compromisso com a ética, a transparência e a seriedade que a função exige. Cada etapa foi conduzida com equilíbrio e atenção aos fatos, sempre defendendo os princípios que fortalecem a democracia e a confiança da sociedade nas instituições”, escreveu Gustinho Ribeiro em postagem nas suas redes sociais.

O deputado se manifestou sobre o processo que pesava sobre Janones — a Representação 3/25, relacionada a ofensas proferidas ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em plenário. Segundo a denúncia, Janones teria feito manifestações gravemente ofensivas, de baixo calão e provocativas direcionadas a Nikolas.

“Seguimos firmes no propósito de exercer um mandato responsável, com respeito às normas, à legalidade e ao interesse público”, afirmou Gustinho Ribeiro.

Agora, o Conselho de Ética ainda poderá julgar o mérito definitivo da representação contra Janones e, dependendo da conclusão, há possibilidade de aplicação de sanções maiores — como advertência, censura ou até perda de mandato, conforme a legislação e a gravidade da conduta.

 

Por Marcos Antônio, correspondente exclusivo do Sergipe Notícias em Brasília

Leia Também

Publicidade