Sergipe Notícias
Publicidade
Política

‘Não falamos de direitos humanos apenas sobre violência, mas também sobre a defesa de uma vida digna’, diz João Daniel d

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 13/12/2025 às 06:15
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
‘Não falamos de direitos humanos apenas sobre violência, mas também sobre a defesa de uma vida digna’, diz João Daniel d

O plenário da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (10), sessão solene para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado todo dia 10 de dezembro. A data foi criada em 1950 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) para lembrar que, em 10 de dezembro de 1948, a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) — um marco histórico que estabeleceu, pela primeira vez, um conjunto de direitos fundamentais que deveriam ser protegidos universalmente.

A sessão da Câmara também celebrou os 30 anos da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da casa, e a cerimônia reuniu ex-ministros da área, parlamentares, movimentos sociais, representantes do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e organizações da sociedade civil.

Entre os parlamentares presentes estava o deputado federal João Daniel (PT-SP), que fez uso da tribuna da Casa para parabenizar as pessoas que trabalham na defesa dos direitos humanos e também reivindicar mais segurança e qualidade de vida para esses trabalhadores e para a sociedade de modo geral.

Em entrevista ao Sergipe Notícias, logo após seu discurso, João Daniel lembrou o papel das lutas históricas de povos oprimidos e destacou como suas ações contribuíram — e ainda contribuem — para uma sociedade mais justa e igualitária.

“Estamos aqui lembrando a luta histórica dos povos, das lideranças que deram a vida em defesa de uma sociedade justa, igualitária, solidária. Lembrar da luta do povo palestino, lembrar da injustiça que está sendo cometida contra o deputado Glauber Braga [na ocasião a Casa ia cassar o mandato de Glauber; porém, o deputado apenas teve o mandato suspenso], lembrar daqueles que aprovam durante a madrugada a anistia para golpistas [PL da Dosimetria] que queriam voltar à ditadura militar, os massacres, as mortes, as ditaduras”, disse o deputado.

João Daniel afirmou que a homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos é também uma forma de reconhecer as pessoas que lutam e que são perseverantes em suas missões de melhorar a qualidade de vida da população.

“Então, por isso, hoje é um dia de muita luta, de perseverança, de fé, de defender a vida e a luta dos direitos humanos”, afirmou.

O petista também ressaltou que, em todo o país — e em Sergipe não seria diferente — a defesa dos direitos humanos, mesmo recebendo atenção especial em relação à não violência contra as pessoas que atuam nessa área, é igualmente um momento para chamar a atenção da população sobre a importância de garantir uma vida digna, não apenas com deveres, mas também com direitos assegurados a todo cidadão.

“Em Sergipe, como no Brasil, nós temos muita preocupação com a importância da defesa da vida em toda a sua plenitude. Mas, quando nós falamos em direitos humanos, não falamos apenas sobre a questão da violência, mas também a defesa de uma vida digna, da habitação, da água potável, de condições de educação pública de qualidade, saúde pública, direito ao lazer, direito à vida, ao trabalho. Então, em Sergipe, também nós temos nossa preocupação. Por isso, queremos parabenizar todos os defensores e defensoras de direitos humanos de Sergipe e do Brasil”, resumiu o parlamentar.

 

Por Marcos Antônio, correspondente exclusivo do Sergipe Notícias em Brasília


Leia Também

Publicidade