A Universidade Tiradentes (Unit) concluiu mais uma etapa do processo de implementação do Programa de Residência em Saúde da Família, desenvolvido em parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), complexo de saúde sediado em Boston (Estados Unidos). Na última semana, entre os dias 15 e 19 de setembro, as professoras norte-americanas Kirsten Meisinger e Margarida Holmes estiveram em Estância, onde conduziram a última etapa de capacitação e treinamento para professores do Campus Estância e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam na UBS Leonor Franco, uma das principais da rede municipal.
O objetivo da visita foi aplicar métodos e protocolos adotados nas unidades do CHA para identificar, acompanhar e tratar transtornos e questões de saúde mental. Esse processo de capacitação já teve outras etapas aplicadas em Estância, entre os meses de junho e julho, e permitiu que alguns casos considerados mais graves fossem encaminhados ao acompanhamento especializado, com psiquiatras, e outros mais leves já fossem tratados com o auxílio de psicólogos.
Margarida Holmes, que atua na área de Psicologia e Saúde Mental do CHA em Boston e outras cidades do estado de Massachusetts, conta que os cuidados relacionados à saúde mental já são ofertados e aplicados na rede de atenção primária e de Saúde da Família da instituição norte-americana. “A gente está trabalhando com o programa da Unit e com a UBS de Estância, trazendo o cuidado de saúde mental dentro dos cuidados primários, e isso tem sido gratificante, pois já estamos vendo progressos positivos nos estudos que a gente fez, especialmente com os agentes de saúde da comunidade. A gente quer trazer isso para outros lugares, para melhorar o atendimento à população”, avalia ela.
“Os protocolos que elas ensinaram já foram aplicados pela equipe da UBS. Elas começaram a trabalhar nesses protocolos, visitaram pacientes em Estância e tiveram uma série de reuniões com as nossas equipes. O balanço é muito positivo, porque elas puderam conhecer melhor a nossa universidade, o nosso ecossistema e também se aprofundar ainda mais no projeto conjunto que a gente está desenvolvendo”, destacou a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert.
A Residência em Saúde da Família já funciona no Campus Estância e envolve estudantes e professores da área de saúde, incluindo Medicina, Enfermagem e Psicologia, em atividades práticas de ensino e de pesquisa na área de Saúde da Família. Também participam o Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PBS), o Tiradentes Innovation Center, e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).
“O balanço da visita é extremamente positivo, porque elas fazem uma interação com a graduação e a pós-graduação, tornando mais estreitas as relações de ensino, pesquisa e extensão. É um destaque de internacionalização, de qualidade, permitindo que os nossos alunos e professores tenham acesso a algo que tem de mais novo na área da ciência e do ensino”, diz a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unit, Patrícia Severino.
A parceria entre a Unit e o CHA existe desde 2021 e tem como seu principal programa o Clerkship for Medical Students, que oferta seis semanas de internato para alunos dos cursos de Medicina. Desde seu início, há quatro anos, ele já beneficiou 60 estudantes do Grupo Tiradentes, sendo a sua maioria de Sergipe. A partir de 2026, as vagas também serão ofertadas para os alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), em Goiana (PE). Kirsten Meisinger esteve em Goiana nesta sexta-feira, 19, para apresentar oficialmente o programa de intercâmbio.
As duas instituições já discutem outras possibilidades de ampliação da parceria. Entre as sugestões, estão a ampliação da colaboração para outros programas de residência e a vinda de outros alunos e profissionais norte-americanos para períodos de intercâmbio na Unit. “Saio daqui muito enriquecida e estou muito empolgada para que essa nossa colaboração continue. Vamos continuar, poder trazer mais gente para cá e ter essa interação e essa troca. E de volta, poderemos também levar professores e estudantes de medicina ou de qualquer outra profissão daqui para lá, para um conhecimento maior em ambos os países”, espera Margarida Holmes.
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit