Durante o período de férias escolares, é comum que a mudança na rotina altere os hábitos alimentares das crianças, aumentando a frequência dos lanches ao longo do dia. Diante desse cenário, especialistas alertam para a importância de manter o equilíbrio alimentar, evitando excessos que possam prejudicar a saúde infantil.
De acordo com a nutricionista da Hapvida, Anne Letícia Dias, o consumo frequente de alimentos ultraprocessados merece atenção. “O excesso de lanches industrializados pode impactar diretamente a saúde das crianças, já que esses produtos costumam conter altos teores de açúcar, sódio e gordura, além de poucos nutrientes”, explica.
A especialista reforça que o objetivo não é proibir, mas orientar. “Nas férias, as famílias podem apostar em lanches simples, práticos e saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural, panqueca de banana, tapioca, cuscuz, bolo caseiro, pipoca, ovos, queijo e milho. O mais importante é transformar o lanche em um momento leve, com opções variadas e preparado com carinho”, destaca.
Segundo Anne, essa atenção contribui para que a criança aproveite o período de descanso de forma saudável, além de fortalecer uma relação positiva com a alimentação desde a infância.
Sobre a Hapvida
Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.
Ascom Hapvida




