Sergipe Notícias
Publicidade
Turismo

Quinta Expo Verão atrai muitos turistas para Sergipe com apoio do Governo

Expectativa é de que durante os 17 dias da maior feira multissetorial do verão sergipano, mais de 30% do público sejam de visitantes de outros estados

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 12/01/2026 às 06:23
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Quinta Expo Verão atrai muitos turistas para Sergipe com apoio do Governo

A Praça de Eventos da Orla da Atalaia, um dos principais cartões-postais de Aracaju, sedia a 5ª edição da Expo Verão. Promovida pela Êxito Eventos, a exposição começou na sexta-feira, 9, e continua até o dia 25, das 17h às 23h. Para tanto, conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), que, nesta edição, divide um estande com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Unindo economia criativa, entretenimento e experiências que integram o turismo, a maior feira multissetorial do estado é realizada na alta temporada e atrai tanto o público local quanto turistas que já estão em Sergipe, aproveitando o verão e o período de férias. A estimativa é de que este ano supere os 30% de visitantes vindos de outros estados, ultrapassando a marca de 2025.

Para a secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, a 5ª edição da Expo Verão é uma vitrine para os atrativos turísticos para quem visita a feira, além de valorizar e fortalecer a comercialização do artesanato sergipano, que carrega identidade, tradição e gera renda para muitas famílias. “O verão é um dos períodos mais importantes para o turismo no estado, e eventos como este ampliam a visibilidade do destino e estimulam o fluxo de turistas. A Expo Verão também oportuniza a divulgação da programação do Verão Sergipe, que este ano está ainda maior, acontecendo em seis cidades das cinco regiões do estado – Aracaju, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba e Canindé do São Francisco –, com grandes atrações nacionais e locais. Deste modo, movimenta a economia, fortalece o turismo e gera emprego e renda”, justificou.

Daniela Mesquita reforça ainda, que além de impulsionar a economia, a feira também se destaca como espaço de valorização da cultura e produção local. A feira, segundo ela, dá visibilidade a pequenos empreendedores, artesãos e produtores sergipanos, criando uma conexão direta entre quem produz e quem visita o estado. “A Expo Verão vai além do aspecto econômico. É um espaço que promove a identidade sergipana, valoriza a cultura, o artesanato e os produtos locais, proporcionando ao turista uma experiência ainda mais completa”, avaliou.

Vale destacar, aliás, que Expo Verão faz parte do calendário turístico e econômico de Sergipe, como argumenta o idealizador e coordenador do evento, Alexandre Porto. Segundo ele, o projeto vem crescendo a cada ano, tanto em volume de público quanto em geração de negócios. “Mais uma vez acreditamos que a Expo Verão será um grande sucesso. Esperamos ultrapassar a marca de 100 mil visitantes. Um dos destaques é a presença significativa de turistas. No ano passado, 30% do público foi formado por turistas. Em 2022, esse número era de 20%. A expectativa para este ano é ultrapassar os 30%, o que mostra que o evento também virou um produto turístico”, constatou.

Diversidade

Alexandre Porto exalta a diversidade da feira, que reúne mais de 200 estandes de comércio, serviços, gastronomia, artesanato e entretenimento, entre eles, produtos de 55 segmentos da economia, como beleza, bijuteria, vestuário, calçados, informática, construção, imóveis, decoração, moda praia e fitness, mercado pet, entre outros. Além dos expositores, oferece uma programação cultural com apresentações musicais, folclóricas e artísticas, fortalecendo a identidade sergipana e promovendo a economia local. Há ainda exposição das Forças de Segurança que atuam em Sergipe, exposição de carros antigos, além de contar com duas praças de alimentação e uma área kids com diversão para todas as idades.

“Esperamos chegar perto dos R$ 10 milhões em volume de negócios, superando os resultados do ano passado. Não posso deixar de citar o Governo de Sergipe, que é parceiro desde a primeira edição, com patrocínio e presença institucional por meio de um estande próprio. É uma parceria essencial. O Governo está presente com ações culturais e com serviços para os visitantes, mostrando essa conexão com o povo sergipano e com os turistas que vêm nos prestigiar”, ressaltou o empresário.

O diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, também reforça a importância da Expo Verão, que a cada ano cresce. Além de movimentar a economia sergipana, gerando empregos, ele aponta, tem responsabilidade social, promove bem-estar, lazer e diversão para os turistas que estão em Aracaju, porta de entrada do turismo sergipano. “Nós enquanto estrutura do governo, apoiamos e agradecemos a parceria na promoção do destino Sergipe no turismo de negócio e de lazer. Tenho certeza de que esta edição será mais um sucesso”, declarou.

Na opinião do secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, a feira multissetorial é um espaço estratégico de valorização da economia e da identidade cultural de Sergipe. Para ele, estar presente no evento que reúne sergipanos e turistas em um ambiente democrático e acessível é uma forma concreta de fortalecer o artesanato sergipano, que gera renda, preserva tradições e transforma vidas. “A Secretaria do Trabalho tem o compromisso de criar oportunidades para que nossos artesãos ocupem espaços de visibilidade, ampliem mercados e tenham o trabalho reconhecido. Trazer o artesanato para a Expo Verão é conectar talento, criatividade e trabalho a um público diverso, movimentando a economia local e reafirmando o artesanato como vetor de desenvolvimento”, disse.

No estande do governo, estão sendo expostas peças de artesanato, que também podem ser comercializadas. São produtos de duas instituições: a Nature Troncos, uma marca e coletivo de artesanato sergipano, conhecida por transformar madeira de reuso e troncos em peças artísticas únicas, valorizando a cultura local e o meio ambiente, e o Instituto Eloar – Todos Por Elas, uma organização que atua em Sergipe na defesa do protagonismo feminino e no apoio a mulheres empreendedoras, com foco em negócios sustentáveis e na valorização de saberes tradicionais, como o artesanato. Na feira, o Instituto Eloar está expondo e comercializando peças artesanais em palha taboa, executadas por artesãs de Pacatuba, no litoral norte de Sergipe. 

Expositores e turistas

Aos 67 anos, Edileuza Hora de Oliveira, natural de Itabaiana, é um exemplo de garra, empreendedorismo e amor pela cultura sergipana. Microempresária e artesã, ela participa pela quarta vez consecutiva da Expo Verão e não esconde o entusiasmo com mais uma edição do evento. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Nunca me decepcionei com essa feira. É por isso que continuo voltando. Tenho fé em Deus que tudo vai dar certo, como sempre tem dado”, afirmou, destacando que, para ela, a feira é uma vitrine fundamental para o artesanato local e para o turismo. “Esse evento é muito importante. Ele transporta a nossa cultura para outros estados. O turista vem, conhece nosso artesanato, nosso comércio, e já sabe que nesta época vai encontrar essa feira aqui. Isso fortalece nosso trabalho”, comemorou.

Desde 2020, Edileuza começou a trabalhar com crochê e transformou o que era um hobby em um negócio promissor. “Começou como uma brincadeira na época da pandemia [de Covid-19] e virou um negócio sério. Eu faço peças, como bolsas, sousplats e tapetes, e minha filha [Sara Oliveira] faz as bonecas. É um trabalho feito com muito carinho”, disse, orgulhosa.

Pela primeira vez participando da Expo Verão, a microempresária Nadja Félix aposta na força da cultura sergipana para destacar a marca Caribe de Couro Camisaria no evento que movimenta o verão sergipano. Com grande entusiasmo, ela relata estar cheia de expectativas com a visibilidade proporcionada pela feira. “Além do evento em si, o que mais me animou foram os relatos de outros participantes que reforçaram a importância da Expo Verão para impulsionar marcas locais. Estou aqui não só para vender, mas para dar visibilidade ao meu produto, que carrega a identidade cultural de Sergipe”, revelou.

Aracajuana e também guia de turismo, Nadja utiliza o conhecimento dela sobre história, arte e cultura do estado como inspiração para as estampas exclusivas das camisas. “As nossas peças trazem a essência sergipana. Tudo o que eu aprendi e vivenciei nos guiamentos turísticos eu transformei em arte nas estampas das camisas”, detalhou. Durante o evento, Nadja divide o estande com o artesão Lucas Lemos, da marca Vou de Tsuru, que trabalha com peças em couro feitas à mão, como sandálias, bolsas e chaveiros. “Nossos produtos se complementam perfeitamente. Enquanto ele calça, eu visto”, brincou a microempresária, destacando a parceria que nasceu da afinidade profissional e cresceu com a amizade.

Em visita a Sergipe pela primeira vez, a diretora de escola Fátima Miranda, de São Paulo, capital, veio acompanhada do marido e do filho, Ricardo e Lucas Miranda. No estande de Dona Edileuza Hora, ela comprou uma bolsa de crochê e elogiou a proposta da Expo Verão. “Achei muito interessante. Tem muito artesanato, produtos locais. Já estou comprando várias coisas. É uma ação que estimula o turismo e faz o visitante querer voltar”, destacou.

A família, que está em Sergipe desde 2 de janeiro e vai permanecer até o dia 13, tem aproveitado intensamente os atrativos turísticos. Fátima comentou que se encantou com a diversidade natural e cultural que Sergipe oferece. “Eu vi de tudo aqui: rio, mar, mangue. Andei de buggy, de barco. Foi uma experiência completa”, revelou Fátima, que já passou também pelos mercados centrais de Aracaju, pela Croa do Goré e fez o famoso passeio no Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco. “Ainda pretendo visitar o Museu do Gente Sergipana e conhecer mais da cultura local antes de retornar a São Paulo”, afirmou, revelando que pretende voltar em breve.

 

Fonte: GOV SE

Leia Também

Publicidade