Bolsonaro se reúne com Valdemar Costa Neto e acerta filiação ao PL em 22/11

Publiciado em 10/11/2021 as 17:08

O Partido Liberal confirmou a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O governante bateu o martelo depois de um almoço com o chefe da sigla, Valdemar da Costa Neto, na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília.

A assinatura da ficha de filiação foi marcada para o dia 22 de novembro, em um "evento político" que será organizado pelo PL na capital federal.

Costa Neto deve se pronunciar ainda hoje sobre a recepção ao presidente da República.

Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, quando se desvinculou do PSL, legenda pela qual foi eleito chefe do Executivo federal.

Desde então, o presidente negociou com partidos de centro-direita, como Republicanos, Patriota e Progressistas. Nas últimas semanas, o diálogo com o PL avançou a partir do contato direto entre Bolsonaro e Costa Neto.

O desfecho, no entanto, dependia da disposição do partido para ceder ao grupo político de Bolsonaro indicações de candidatos em São Paulo no ano que vem (governo do estado e Legislativo federal).

Durante o almoço de hoje, as pendências foram solucionadas, e Bolsonaro então "bateu o martelo", segundo relatos de interlocutores próximos ao governante.

Um deputado do PL afirmou hoje ao UOL que o acordo foi "bom para os dois lados". Para Bolsonaro, porque proporciona um ambiente favorável à construção de uma ampla aliança com o centrão, com foco na reeleição; e para o partido, pois receberá o presidente da República e dezenas de parlamentares fiéis ao seu ideário.

Há expectativa por parte do PL de se tornar, após as eleições do ano que vem, a maior bancada na Câmara dos Deputados.

Desde que deixou o PSL, em 2019, após desentendimentos com a cúpula da sigla, Bolsonaro tentou criar o Aliança Pelo Brasil, mas o projeto acabou não saindo do papel.

Bolsonaro também chegou a discutir seu retorno ao Progressistas (PP), partido do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, pelo qual Bolsonaro foi deputado de 2005 a 2016.

Valdemar da Costa Neto e o PL

Ex-deputado condenado no escândalo do mensalão, o líder do PL foi criticado mais de uma vez pelo próprio Bolsonaro e por seus filhos no passado. Em 2018, quando negociava quem seria seu vice, criticou o cacique liberal. "O Valdemar Costa Neto já foi condenado no Mensalão, está citado, citado não, está bastante avançada a citação dele no tocante à Lava Jato."

Costa Neto também foi citado na Operação Porto Seguro, em 2013, que investigou esquema de fraudes em pareceres técnicos, e na Lava Jato, por suspeita de receber R$ 500 mil para manter esquema da construtora UTC com o Ministério dos Transportes.

Na segunda-feira, Carlos Bolsonaro apagou um post no Twitter de três anos atrás em que ressaltava uma reportagem sobre pagamentos de propinas ao então PR (Partido da República), como se chamava o partido na época, e a Valdemar.

 
 
Do UOL