Atendimentos de crianças com síndromes gripais crescem em Aracaju

Os casos mais frequentes são de recém-nascidos até os quatro anos, segundo a SMS.

Publiciado em 21/03/2024 as 07:00
Marcelle Cristinne/ PMA

A quantidade de atendimentos de crianças, de 0 a 12 anos, com síndromes gripais em março ultrapassou a do mês de fevereiro em Aracaju, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde.

Nos primeiros 19 dias de março, foram registrados 1.074 atendimentos. Em todos os 29 dias de fevereiro, foram 851. Os casos mais frequentes são de recém-nascidos até os quatro anos.

"As síndromes respiratórias, em geral, iniciam com uma tosse, espirro, febre. Esses sintomas, quando não causam uma questão da criança ficar mais debilitada, a gente trata com uma boa hidratação, aerosol, remédio para febre, dor. Mas quando perdura mais de cinco dias, quando a febre aparece mais vezes durante o dia, quando a criança fica mais 'molinha', mesmo sem a febre, e, principalmente, quando aparece um cansaço [respiração ofegante], é precisa ter mais atenção e trazer para o hospital", explicou.
A presidente da Sociedade de Pediatria, Ana Jovina, fala sobre formas de evitar a contaminação e proliferação das doenças:

No caso de recém-nascidos, evitar visitas à maternidade e em casa;
Vacinar crianças maiores de 6 meses contra influenza e coronavírus.
Deixar crianças brincar ao ar livre e evitar aglomerações;
Crianças devem estar bem alimentadas, com leite materno e alimentos in natura, por exemplo;
Crianças doentes não devem ser levadas à escola;

Vacinação
No último dia 11, iniciou a vacinação contra a influenza, mas apenas 6,33% do público-alvo infantil foi vacinado. O imunizante está disponível em unidades de saúde de segunda a sexta-feira.

Fonte: G1 Sergipe