Senado aprova PL de Laércio que garante mamografia a partir dos 30 anos
O projeto dá prioridade a mulheres consideradas de alto risco para o desenvolvimento da doença

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei 3.021/2024, de autoria do senador Laércio Oliveira (PP-SE), que garante o direito à mamografia a partir dos 30 anos para mulheres com histórico familiar de câncer de mama. O projeto foi relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
O senador Laércio afirmou que a ideia do projeto surgiu quando uma sergipana o procurou relatando da sua dificuldade de fazer exame mesmo com suspeita de problemas de saúde. Aquilo me angustiou muito!”, disse o senador.
Durante a leitura do relatório, Damares elogiou a sensibilidade de Laércio Oliveira e do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que também apresentou um projeto voltado à saúde da mulher — no caso dele, assegurando mamografias anuais a partir dos 40 anos no SUS.
“São dois senadores homens que apresentam as propostas preocupados com a saúde da mulher. Um do Norte e um do Nordeste. Os dois senadores amados. Eles estão lá na ponta. As eleitoras deles conversam com eles. Então é muito interessante porque tem pessoas que acham que aqui no Senado a violência contra a mulher, a saúde da mulher são temas só nossos”, disse Damares.
O projeto de Laércio dá prioridade a mulheres consideradas de alto risco para o desenvolvimento da doença, como aquelas que já possuem mutações genéticas conhecidas, histórico familiar significativo ou risco estimado igual ou superior a 20% ao longo da vida. O texto propõe ainda que o acesso ao exame seja garantido nos planos de saúde, sem limitação de quantidade ou periodicidade.

Mudanças de hábitos e rotinas ajudam a melhorar a qualidade de vida
O chamado ‘modo slow’ propõe uma constante e abrangente adoção de práticas e cotidianas que diminuem o estresse e melhorem a saúde mental e corporal