Sergipe Notícias
Publicidade
Cotidiano

Começa nova etapa de levantamento de limites entre Aracaju e São Cristóvão

Trabalho de campo será feito por equipe técnica para identificar pontos físicos da linha imaginária de 1954. Estudo deve ser concluído em abril de 2026.

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 24/11/2025 às 11:34
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Começa nova etapa de levantamento de limites entre Aracaju e São Cristóvão

Começa, nesta segunda-feira (24), a segunda etapa do levantamento determinado pela Justiça Federal para identificar os marcos que definem os limites territoriais entre Aracaju e São Cristóvão. O estudo completo, liderado pelo Governo de Sergipe, tem previsão de conclusão até abril de 2026.

De acordo com o secretário de Planejamento de Sergipe, Júlio Filgueira, o trabalho de campo será iniciado por uma equipe composta por membros da Seplan e IBGE assistidos pelas duas cidades. O objetivo é "procurar identificar em campo onde é que estão os pontos físicos que demarcam a cidade de Aracaju com a cidade de São Cristóvão".

O secretário explicou que a dificuldade existente no processo se deve ao fato de que a lei de 1954, que trata da delimitação entre os municípios, usa uma linha imaginária que parte de pontos fixos.

Segundo Filgueira, a localização desses pontos é crucial, pois "alteram totalmente a delimitação para um lado ou para o outro, a depender de onde eles estejam". O secretário destacou que "ainda não há uma opinião técnica consistente de onde eles estejam".

A primeira etapa do trabalho envolveu a análise documental do marco legal de 1954 e de um conjunto de outros documentos históricos para identificar os chamados marcos geodéticos.

 

Próximas Etapas

Ainda segundo o secretário, uma terceira etapa está prevista para janeiro de 2026. Nela, haverá entrevistas com a população, procurando identificar testemunhos que possam apoiar e trazer mais elementos para o estudo técnico e, posteriormente, para o fechamento do relatório final.

 

Entenda

Aracaju vai devolver cerca de 11% do território para São Cristóvão. O ajuste no limite começa no bairro Mosqueiro e vai até a área de expansão do Conjunto Santa Lúcia, no Bairro Jabotiana.

A mudança reflete no aumento do repasse financeiro feito mensalmente pela União e pelo estado para São Cristóvão e redução para Aracaju.

Além disso, a Justiça Federal já mandou suspender R$ 220 milhões da outorga da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) que ficou para Aracaju e determinou que o valor fique em conta judiciária até que o IBGE publique a atualização do mapa.

 

 

Fonte: G1SE

Leia Também

Publicidade