Cercamento eletrônico auxilia na localização de homem suspeito de importunação sexual

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou neste sábado, 6, a prisão de um homem suspeito de importunação sexual. A prisão ocorreu logo que o veículo entrou na capital sergipana e a placa foi identificada por meio do cercamento eletrônico, do Programa Aracaju Segura.
O sistema gerou alerta imediato, acusando que o veículo estava envolvido em uma denúncia. A equipe da Guarda Municipal se deslocou para fazer a abordagem do condutor. Ele foi levado ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), junto à motocicleta e o capacete, supostamente utilizados na ação.
Entenda o caso
Essa ocorrência foi registrada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da SMTT em conjunto com o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), no dia 14 de agosto. O motociclista, como mostram as imagens captadas pelo cercamento, havia passado a mão no corpo de uma mulher que transitava pela rua, no bairro Santos Dumont.
“Essa ação foi registrada pelo cercamento eletrônico de Aracaju e a nossa equipe se debruçou para localizar o autor do crime. Importante lembrar que todo veículo que entra e sai da cidade está sendo visto. A proteção da população é um compromisso da gestão. Não podemos deixar esse tipo de crime acontecer. A mulher tem o direito de ir e vir. Ela precisa ser respeitada”, destacou o secretário da Semdec, André David.
Cercamento eletrônico
São 207 câmeras inteligentes que integram o sistema de cercamento. Elas estão espalhadas em pontos estratégicos da cidade, como corredores viários e terminais de integração. Os equipamentos realizam leitura automatizada de placas, com monitoramento 24 horas. O sistema está integrado a bancos de dados nacionais, fortalecendo a capacidade de atuação preventiva e investigativa.
Fonte: PMA
Três suspeitos morrem e um militar é baleado durante operação policial em Propriá
De acordo com a polícia, eles eram suspeitos de cometer um homicídio na cidade de Arapiraca (AL).