A Polícia Federal (PF) realizou em todo o país uma operação de combate a empresas clandestinas que executam atividades de segurança privada sem autorização da instituição. Em Sergipe, foram fiscalizados 10 estabelecimentos nos municípios de Aracaju, Umbaúba, Nossa Senhora do Socorro e Lagarto.
De acordo com a PF, foram registrados três termos de encerramento de atividade clandestina de segurança privada, em três diferentes estabelecimentos em Aracaju.
Das três irregularidades constatadas, duas envolviam segurança orgânica, ou seja, serviços realizados por funcionários do próprio estabelecimento comercial sem autorização da Polícia Federal. Já a terceira irregularidade dizia respeito a empresa terceirizada clandestina, também sem registro junto à instituição.
A operação ocorreu em todas as 27 capitais e nas 96 unidades descentralizadas da Polícia Federal.
De acordo com a PF, desde 2017, a Operação Segurança Legal é realizada anualmente, com o objetivo de coibir a atuação ilegal no setor, garantindo maior segurança à sociedade e o cumprimento da legislação que regula a atividade de segurança privada no Brasil.
A PF alerta que a contratação de segurança privada clandestina representa um grave risco à segurança pública. Apenas empresas de segurança privada devidamente autorizadas pela Polícia Federal podem prestar esse tipo de serviço e contratar vigilantes, garantindo que a atividade seja exercida dentro dos padrões de legalidade, segurança e responsabilidade.
Fonte: G1SE