Após ameaças, presidente da OAB/SE se reúne com SSP para reforçar segurança
Governador e cúpula da Segurança Pública garantem apoio total à Ordem após advogado suspenso ameaçar presidente, diretores e funcionários

Diante das ameaças proferidas contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), Danniel Alves Costa, a entidade se reuniu na manhã desta terça-feira (5) com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O encontro teve como objetivo reforçar medidas de segurança e apurar o caso. Desde o registro do ocorrido, o Governo do Estado tem dado apoio à OAB, colocando à disposição a estrutura das forças estaduais de segurança pública para garantir a integridade física dos advogados e colaboradores da instituição.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, a gravidade da situação exige acompanhamento direto das polícias Civil e Militar. “É um fato grave, mas temos certeza de que, mais uma vez, as forças de segurança de Sergipe vão localizar e conter a ameaça. Quando se ameaça o presidente da OAB, está se ameaçando a Ordem, e não apenas o advogado que a preside”, afirmou.
O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, classificou a reunião como positiva e agradeceu o empenho do governador Fábio Mitidieri e do secretário João Eloy. “Estão fornecendo toda a estrutura necessária para que a gente apure o fato e venha a efetivamente responsabilizar o autor das ameaças”, destacou.
A instituição já tomou medidas internas de segurança e vem colaborando com a SSP no fornecimento de informações. “Reforçamos nossos protocolos e tomamos decisões para garantir a segurança dos funcionários e da advocacia que frequenta a nossa Casa. Por precaução, o expediente segue suspenso nesta terça-feira, mas com ações efetivas em andamento”, explicou Danniel.
O presidente da seccional ainda lembrou que o autor das ameaças, o advogado Walter Gomes Marques Neto, encontra-se suspenso do exercício da profissão por infringir o Código de Ética da Advocacia. “A OAB já vem apurando sua conduta em processos disciplinares. Não podemos e não vamos nos intimidar com esse tipo de situação. Recebemos orientações da SSP que estão sendo seguidas à risca”, afirmou.
Entenda o caso
Na manhã de segunda-feira (4), o advogado Walter Gomes Marques Neto invadiu a sede da OAB/SE, em Aracaju, proferindo ameaças de morte contra o presidente Danniel Costa, além de diretores e funcionários da entidade. De acordo com nota oficial da Ordem, Walter afirmou estar armado com uma faca e chegou a dizer que poderia “matar qualquer um” e que “nada aconteceria porque ele é advogado”. Em tom agressivo, ameaçou retornar à tarde “para matar todo mundo” e disse várias vezes que “ia dar um tiro no presidente”.
Diante da ameaça, a direção da OAB/SE agiu com rapidez e tomou diversas medidas, como a abertura de um novo processo ético-disciplinar, a suspensão preventiva do advogado e a proibição de seu acesso às dependências da instituição. A agenda institucional e o expediente externo da tarde também foram suspensos como precaução.
A OAB/SE repudiou veementemente o episódio e reafirmou seu compromisso com a ética, a ordem e a segurança da advocacia. A entidade garantiu que adotará todas as medidas legais cabíveis, tanto na esfera cível quanto criminal, para assegurar o cumprimento das normas da profissão e preservar a integridade dos seus membros.
Fonte: F5News